02 de maio de 2016

Crise é a hora de desbravar

Não dá para negar, 2015 vai ser um ano de desafios, a crise existe e está aí, à nossa frente, mas...
Crise é a hora de desbravar

Não dá para negar, 2015 vai ser um ano de desafios, a crise existe e está aí, à nossa frente, mas... Desde que me conheço por gente, ouço falar em crise. O que nós, seres vivos, e principalmente os racionais, fazemos durante toda a existência? Vivemos superando crises, sejam elas pessoais – na saúde, sentimental – familiares, sociais ou mesmo profissionais. A primeira , e dificílima, a decisão de qual profissão seguir. Depois, se patrão ou empresado? E, queiramos ou não, precisamos superá-las.

Existe também a possibilidade de que tenhamos o mesmo comportamento da hiena Hardy, que não cansava de dizer ao seu amigo, o leão Lippy: “Oh dia, oh céus, oh azar... Isso não vai dar certo!”, nos acomodarmos e colocarmos, como é muito comum entre alguns de nós, humanos, a culpa em alguém ou na crise para seguir a modernidade.

Eu me lembro que bem no início de minha carreira profissional, na segunda metade dos anos 1970, o então prefeito de São Paulo e presidente do Grupo Itaú – que também incluía a Duratex e a Deca, da qual eu era engenheiro - , o dr. Olavo Setúbal, disse em seu discurso de final de ano, já não me lembro falando de qual crise: “É nos momentos de crise que devemos investir, pois, quando os outros repararem, nós já estaremos na frente”. Foi assim que ele, buscando levantar um pequeno banco, a pedido de seu tio se afastou da Deca, então ainda não tão conhecida e famosa, transformando-o no que é hoje o Itaú.

Em Santa Catarina, tivemos e ainda temos grandes expoentes, empresários, que enfrentaram com vigor inúmera crises e se saíram vencedores.

Crise, todos sabem, é oportunidade, e com certeza os empresários com visão empreendedora, disposição e determinados à execução devem, sim, estar preocupados com o momento atual, mas devem também estar enxergando que a hora é de investir no novo, de desbravar, de re-treinar (ou melhor, qualificar) o recurso humano de sua empresa, de olhar o futuro breve sabendo o que poderá cultivar de positivo. O mesmo acontece na busca de novos negócios.

 

Artigo de autoria do Celso de Camargo Campos – Diretor da Apex Negócios Empresariais Ltda.